Saúde

Entenda doença que causou a morte de Erasmo Carlos

Tremendão estava internado desde o dia 2 e faleceu nesta terça

Cantor foi um dos principais nomes da Jovem Guarda
Cantor foi um dos principais nomes da Jovem Guarda |  Foto: Redes Sociais
  

A causa da morte do cantor Erasmo Carlos foi constatada como "paniculite complicada por sepse de origem cutânea", conforme divulgado por um boletim médico do Hospital Barra D'Or, na Zona Oeste do Rio, onde estava internado desde o início do mês.

A paniculite é uma inflamação do tecido adiposo subcutâneo, podendo afetar preferencialmente os lóbulos de gordura ou o tecido conjuntivo que separa os lóbulos de gordura. Uma das características são os múltiplos nódulos subcutâneos recorrentes e avermelhados que podem se tornar progressivamente mais escuros e graves. 

Entre as causas estão doenças como tuberculose, lepra, gota, linfoma, lúpus, hepatite C, febre reumática, sarcoidose, colite ulcerosa, doença de Crohn, esclerodermia ou faringite. Pode ocorrer com ou sem vasculite.

Para o diagnóstico, é necessário uma avaliação clínica e confirmado por uma biópsia. Não existe tratamento específico, mas os médicos podem administrar anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para alívio da dor e inflamação. 

sintomas

Os principais sintomas são:

- Febre alta;

- Mal-estar;

- Pancitopenia;

- Aumento do fígado e baço (hepatoesplenomegalia);

- Úlceras mucosas.

< Sala de aula é incendiada por aluno de 12 anos na Baixada Serra que liga Saquarema e Maricá será fechada; saiba motivo <